2ª edição da Brazil Immersive Fashion Week acontece de 26 a 30 de outubro
Portal Fashion Network destaca a programação da segunda edição da Brazil Immersive Fashion Week, evento totalmente online que discutiu tecnologia e cultura durante 5 dias.
De 26 a 30 de outubro acontece a 2ª edição da Brazil Immersive Fashion Week (BRIFW), primeira semana de moda da América Latina dedicada à integração da moda com a tecnologia, que contará com a presença de 18 marcas e 10 países: Brasil, Argentina, Chile, Bolívia, México, Colômbia, Equador, Uruguai, Venezuela e Peru.
O evento, criado em meio à pandemia por Dacri Deviati com o apoio do State, Centro-br e Nowhere, tem o objetivo de abrir espaço para que marcas, artistas e profissionais independentes experimentem outros formatos de criação, produção e apresentação de coleções a partir das novas realidades imersivas.
Além do ciclo de conversas Immersive Talks, sobre as soluções de mercado e o impacto das novas tecnologias na cultura global com profissionais renomados do mercado nacional e internacional, o BRIFW irá transmitir desfiles no dia 30 de outubro a partir de 17h, e tem diversas outras ações programadas. O conteúdo pode ser acessado pelo site, YouTube e as redes sociais do evento.
Entre os convidados dos Immersive Talks estão: The Fabricant, primeira marca do mundo a vender uma peça digital em nft; a plataforma de moda internacional SHOWStudio; DressX, marketplace de moda digital de luxo e responsável pelo nft de 10 anos de Olivier Rousteing na Balmain e Institute of Digital Fashion (IoDF) que assinou os primeiros desfiles digitais da semana de moda de Londres. A eles se juntam nomes de peso como Microsoft, Snapchat, Yahoo, Google, entre outros. Os talks serão legendados em Português, Inglês e Espanhol para maior acessibilidade.
Entre as marcas confirmadas estão: o estilista Lucas Leão; a Nous Étudions, marca argentina e única latinoamericana já selecionada para o prêmio LVMH e a estilista francesa Clara Daguin, conhecida por suas coleções iluminadas, que falará sobre suas experiências com a Google Jacquard.
Por fim, os participantes vão encontrar um ecossistema de metaversos e projetos paralelos, como a de moda imersiva, Exposição ÍON, assim como um curso de desenvolvimento de marcas de moda na blockchain.
"Criar espaços para novas experiências estéticas a partir da tecnologia é abrir lugar para discussões sobre os impactos das mudanças globais na nossa cultura. A moda sempre foi renegada ao lugar da superficial, mas ela comunica as reconfigurações que acontecem na estrutura da sociedade. A BRIFW pensa a moda para além do vestuário, mas como meio para aprendermos como a tecnologia vem estabelecendo novas formas de interação social e produção estética. Os termos e protocolos da tecnologia da WEB 3 e do Metaverso 1 são complicados e de difícil acesso, porém, a moda, com sua linguagem sedutora e acessível pode se tornar um caminho interessante para aproximarmos as pessoas de assuntos complexos. Apenas através do conhecimento, nós vamos conseguir passar de meros usuários da tecnologia para agentes críticos sobre o mundo que, em breve, será imposto a todos nós", fala Olivia Merquior, idealizadora do evento.