BRIFW

View Original

BRIFW fecha acordo com países do BRICS+ para internacionalizar talentos brasileiros

A Semana de Moda brasileira focada em novas tecnologias leva estilistas e artistas digitais para se apresentar em países do bloco econômico.

A BRIFW, que nasceu no início da pandemia com o objetivo de aproximar profissionais de moda das novas tecnologias, chega ao seu quinto ano de existência com plano de internacionalizar artistas digitais e marcas brasileiras.

Com esse objetivo, um acordo foi firmado, em novembro do ano passado, com representantes de países como Brasil, Rússia, China, Índia, África do Sul, Indonésia, Emirados Árabes, Turquia, Costa Rica, Paraguai, Malásia, Senegal, Gana, entre outros. A missão é estabelecer trocas de experiências culturais e novas rotas de negócios para além de Estados Unidos e Europa.

Os representantes dos países acreditam poder abrir novos mercados para talentos a partir de projetos locais e assim fortalecer a cultura nacional. Segundo Olivia Merquior, idealizadora da BRIFW: “A realidade da moda brasileira enfrenta desafios mais parecidos com os desses países. Podemos aprender muito a partir dessas experiências que acontecem fora do eixo principal do mercado de moda e tecnologia”. 

Além de criar rotas para novos negócios, o acordo também foca no intercâmbio cultural.


“Chama a atenção como criadores brasileiros e profissionais de moda no geral conhecem muito pouco sobre países asiáticos, árabes e africanos. Ter contato com essas culturas é extremamente rico para desenvolver a criatividade, os negócios e mudar uma percepção de mundo”. Olivia Merquior 

 

Em dezembro de 2023 a BRIFW convidou a marca Lucas Leão para a primeira iniciativa do projeto de internacionalização. A marca teve a oportunidade de desfilar e participar de diversos eventos culturais em Moscou. 

Desfile Lucas Leão + BRIFW na Brics+ fashion Summit

O estilista fez parte da residência Órbita criada por Olivia em 2017 no Rio de Janeiro, depois seguiu com ela para o Projeto Estufa da SPFW e com o suporte de tecnologia da BRIFW teve a oportunidade de apresentar desfiles em 3D (2020), em realidade aumentada (2021) e na sala imersiva (2022) ao longo das três primeiras edições do evento. 

“O Lucas se aproximou da tecnologia através desses projetos, então, pela intimidade que tive com o desenvolvimento dele como estilista, era a escolha mais acertada para representar o Brasil nesse primeiro momento”. Olivia Merquior 

Segundo Olivia, o objetivo do acordo da BRIFW com esses outros mercados é conseguir dar suporte a estilistas, artistas e profissionais de tecnologia nacionais, assim como fizemos com a marca Lucas Leão. Apresentar novas ferramentas, promover experiências internacionais e ajudar talentos a se fortalecerem.

Estilista Lucas Leão em seu desfile no Brics+ Fashion Summit

Em março de 2023, a segunda marca convidada será a ÃO da estilista Marina Dalgalarrondo. Marina também foi uma das marcas selecionadas por Olivia para a segunda edição do Projeto Estufa da SPFW. 

"Apesar de não ser muito próxima de tecnologias digitais, a Marina tem um olhar artístico que interessa ao mercado internacional. Ela já se aventurou pelo mundo tecnológico através de outros projetos e o nosso objetivo é aproximá-la ainda mais de ferramentas que podem ajudar no desenvolvimento da ÃO. A escolha pela marca foi feita em conjunto com outros representantes do BRICS+ visando o interesse dos seus mercados." Bia Blyth - Sócia BRIFW

Para Marina, a ÃO é uma marca que trata da distorção da silhueta tradicional feminina a partir de volumes e texturas, continuamente ligada à pesquisa histórica do vestuário e às artes visuais, compreendendo a performance e a teatralidade como meio de comunicação de um período específico. Essa construção estética pode se associar a diversas formas de criação, incluindo o desejo de se investigar novas tecnologias e é necessária e motivadora a oportunidade de discutir essas práticas em níveis globais.

"Acredito que esse encontro permitirá uma troca de conhecimentos valiosa e espero que a apresentação da ÃO possa reverberar em outras culturas, fazendo com que se assimile a importância da relação entre o fazer artístico e a moda. Estou entusiasmada em contar a história da ÃO, sua narrativa constante e espontânea acerca do corpo escultórico." Marina Dalgalarrondo - Estilista ÃO

Estilistas, artistas e profissionais de tecnologia que queiram aplicar para a oportunidade de ingressar no projeto de internacionalização da BRIFW podem entrar em contato pelo e-mail projetos@brifw.com.