BRIFW

View Original

MARINA DALGALARRONDO - Meet the BRIFW Immersive Community

Nesta série de entrevistas você vai conhecer alguns dos principais talentos que vem transformando as areas de moda, beleza e cultura com seus trabalhos envolvendo criatividade e novas tecnologias.

MARINA DALGALARRONDO// creative director // 35 year // São Paulo -SP // Brazil

Marina Dalgalarrondo é diretora criativa e designer de sua marca de moda ÃO. Marina é a segunda designer a participar do programa de internacionalização de talentos brasileiros do BRIFW. De 1º a 8 de março, ela participou de um intercâmbio cultural internacional e apresentou um desfile representando o Brasil ao lado de países como China, Índia, Indonésia, África do Sul, Costa Rica, entre outros.

QUAL A RELAÇÃO DO SEU TRABALHO COM A TECNOLOGIA?

“A ÃO tem um potencial criativo de inventar novas narrativas para a moda associada às artes visuais que pode se relacionar com recursos tecnológicos em fotos, vídeos, som e performance. A associação dessas mídias é uma forma de tecnologia semiótica. A ÃO apresentou, por exemplo, em 2020 uma coleção intitulada “TEXTURESSS” que foi inspirada em uma trilha eletrônica. Foram criadas associações livres entre sonoridades e texturas do vestuário.  

A ÃO trata da distorção da silhueta tradicional a partir de volumes e texturas e do uso de materiais tecnológicos e esportivos aplicados à alfaiataria e drapeados contemporâneos. ”

COMO COMEÇOU A SUA CARREIRA?

“Tenho uma formação em figurino, e a ÃO se iniciou em meados de 2017 com o desejo de desenvolver um projeto mais ousado de vestuário, onde eu pudesse criar o personagem. A partir deste impulso, desenvolvi minha primeira série de peças, peças grandes com cores fortes, com o intuito de aproximar a moda de um pensamento artístico.”

QUAL FOI O “PONTO DE VIRADA” DA SUA CARREIRA QUE VOCÊ ACREDITA TER TE FEITO CHEGAR ATÉ AQUI?

"Iniciei a ÃO com uma coleção de 8 peças, em atelier, com produção sob encomenda. Em meados de 2020, a ÃO foi repensada para um novo projeto de marca. Associada à Pinga Store, começamos a produzir peças em pronta entrega e em pequenas quantidades, com mais foco em uma comunicação experimental e fazendo escolhas de equilíbrio na produção comercial e conceitual.
Desde esta conjunção, a ÃO conquistou um público maior e consequentemente a marca se estruturou de maneira que pode seguir com uma apresentação mais autêntica: conteúdos mais elaborados, e uma produção sólida que define sua identidade.” 


QUAIS SÃO SEUS PLANOS PRO FUTURO DE SUA CARREIRA?

"Em 2024 a ÃO irá abrir um espaço físico comercial, juntamente à Pinga, localizado no centro de São Paulo.  Iremos desenvolver projetos em conjunto com artistas e planejamos apresentar a estética da ÃO em outras mídias associadas, como exposições, publicações e colaborações com outros designers. Futuramente vejo a ÃO ocupando espaços de arte, no Brasil e no exterior com pop-up stores, exposições, desfiles, performances e filmes."

CONSELHOS PARA NOVOS ARTISTAS DIGITAIS?

“Não existem métodos e formatos pré estabelecidos de criar. Faça o seu a partir da sua própria experiência, o erro é bem vindo.”

Conheça e apoie o trabalho de Marina em @marinadalgalarrondo no Instagram