BRIFW

View Original

VISÉN- Meet the BRIFW Immersive Community

Nesta série de entrevistas você vai conhecer alguns dos principais talentos que vem transformando as areas de moda, beleza e cultura com seus trabalhos envolvendo criatividade e novas tecnologias.

VISÉN // Fashion Designer and Visual Artist // 28y // São Paulo // Brasil

Visén é designer de moda e artista visual de sua marca homônima. Visén acredita que a tecnologia está presente em seu trabalho como ferramenta de pesquisa, de experimentação e criação de subjetividade.

COMO SE INICIOU A SUA CARREIRA?

“Tudo nasceu através do experimento social sistêmico da pandemia. Inconformado, comecei a projetar um futuro e a estudar sobre tecnologia, entendi que seria  necessário uma reeducação dos processos criativos na minha carreira como designer de moda . Começo a me dedicar também às artes visuais, especificamente, ao  pós-vandalismo.”

QUAL A RELAÇÃO DO SEU TRABALHO COM TECNOLOGIA?

“A tecnologia está presente em meu trabalho como ferramenta de pesquisa,  para experimentação e criação de subjetividade.  Através da IA conseguimos uma representação rápida de uma plasticidade, isso contribui para um timming positivo no processo criativo . Meu trabalho é uma fusão entre moda e artes visuais, apresento roupas pensadas como obras, utilizando materiais de ausência atrelados ao espírito de denúncia das tipografias urbanas de São Paulo, convidando ao diálogo sobre o paralelo entre o pós-vandalismo e a sustentabilidade.”

QUAL FOI O “PONTO DE VIRADA” DA SUA CARREIRA QUE VOCÊ ACREDITA TER TE FEITO CHEGAR ATÉ AQUI?

"Foi quando decidi me afastar do mercado comercial de moda, me dedicando somente às criações autorais e vivenciando minha pesquisa.”

COMO A TECNOLOGIA MUDOU A SUA VIDA?

“Através da tecnologia aplicada à plasticidade, alcancei um design potente, futurista, disruptivo, e que vai trilhando caminhos sustentáveis, ao mesmo tempo que denuncia a desigualdade social de forma subjetiva.

QUAIS SÃO SEUS PLANOS PRO FUTURO DE SUA CARREIRA?

  • Aprofundar minha pesquisa e atividade no pós- vandalismo, movimento que no Brasil carece de artigos e materiais acadêmicos, atrelado às experimentações para o design de moda.

  • Caminhar  para melhorar a realidade do mercado de moda utilizando tecnologia, processos experimentais e sustentabilidade.

  • Continuar o diálogo: plasticidade vs produto, hábitos de consumo e valores sociais atreladas a linguagem de moda. 

  • Acervo itinerante, levar minha arte para o mundo.

CONSELHOS PARA NOVOS DESIGNERS DE MODA?

“Meu conselho é uma pergunta: quanto vale sua identidade?”

Conheça e apoie o trabalho de Visén em @visen.br no Instagram