BRIFW

View Original

VITÓRIA CRIBB - Meet the BRIFW Immersive Community

Nesta série de entrevistas você vai conhecer alguns dos principais talentos que vem transformando as areas de moda, beleza e cultura com seus trabalhos envolvendo criatividade e novas tecnologias.

VITÓRIA CRIBB // Animation and XR artist // 27y // Rio de Janeiro // Brasil

Vitória Cribb é artista de animação/XR e fundadora do estúdio BTWN de produção XR que trabalhou com clientes como Sony Music, HBO e IoDF.

Vitória divide sua carreira em dois setores. Como Artista, define o seu trabalho como uma investigação e reflexão sobre o comportamento social. Como desenvolvedora criativa, ela diz que seu trabalho é desenvolver e produzir arte digital (AR/XR/3D) para outros projetos e empresas que existem no ciberespaço.

COMO SE INICIOU A SUA CARREIRA?

“O início foi bastante experimental - comecei a experimentar arte digital e 3D principalmente como hobby durante minha graduação em Design Industrial. Sempre aproveitando o processo de aprendizagem de criação de um avatar, animação de uma cena ou aprendizado de diversos softwares e habilidades, como desenvolvimento de AR.”

QUAL A RELAÇÃO DO SEU TRABALHO COM TECNOLOGIA?

“Atualmente trabalho como artista/diretor de animação e desenvolvedor criativo para a indústria XR. Como Artista definiria o meu trabalho como uma investigação e reflexão sobre o comportamento social face ao desenvolvimento das novas tecnologias de informação visual, na sociedade contemporânea. Como desenvolvedor criativo, eu diria que meu trabalho é desenvolver e produzir arte digital (AR/XR/3D) para outros projetos e empresas que existem no ciberespaço.”

QUAL FOI O “PONTO DE VIRADA” DA SUA CARREIRA QUE VOCÊ ACREDITA TER TE FEITO CHEGAR ATÉ AQUI?

"Acredito que o momento crucial da minha carreira foi em 2020, quando fiz minha primeira colaboração com SNAP AR e passei a fazer parte da Snaplens Network. Isso não apenas me permitiu ser mais ativo na indústria de XR, mas também expandiu minha visão e habilidades no espaço criativo/tecnológico. Depois disso pude separar melhor o que seria minha pesquisa artística e qual seria meu trabalho/contribuição para a indústria.”

COMO A TECNOLOGIA MUDOU A SUA VIDA?

“Acho que a tecnologia sempre me permitiu ser eu mesmo. Investigar e criar mundos com diferentes ferramentas - acredito que a tecnologia funcionou como uma forma de escapismo para mim desde cedo e faz parte da minha construção como ser humano - não só a interação digital, mas a forma como a tecnologia especialmente a internet me permitiu conectar com visões diferentes/semelhantes em todo o mundo”

QUAIS SÃO SEUS PLANOS PRO FUTURO DE SUA CARREIRA?

"Meus planos para 2024 e além são ter mais tempo para trabalhar em projetos pessoais e colaborar com outros artistas de forma consistente, equilibrando meu tempo criativo pessoal com os projetos em que meu estúdio está envolvido."

CONSELHOS PARA NOVOS DESIGNERS DE MODA?

“Eu sei que o melhor do mundo seria trabalhar em nossos projetos pessoais sem preocupações com renda, mas encontrar uma forma de ser bem remunerado em sua área trabalhando com clientes e a indústria de tecnologia pode desbloquear estabilidade financeira para você começar a desenvolver seus projetos pessoais com qualidade e satisfação.”

Conheça e apoie o trabalho de Vitória em @louquai no Instagram