18h00 | Abertura
18h05 | Bem-vindes ao futuro da moda.
18h07 | The Immersive Talks responde.
18h10 | CHAIN, Argentina.
18h25 | 12-NA, Chile.
18h40 | ANNAISS YUCRA, Peru.
18h55 | The Immersive Sounds: GopTun: Dimensional Theory Of Dance
19h00 | Digital Community.
19h13 | The Immersive Talks responde.
19h15 | JUAN DE LA PAZ, Bolívia.
19h30 | NOUS ETUDIONS, Argentina.
19h45 | RIDER R4, Brasil.
20h05 | The Immersive Sounds: Naves Cilíndricas.
20h10 | Digital Community.
20h18 | The Immersive Talks responde.
20h20 | FELIPE FIALLO, Equador.
20h35 | LUCAS LEÃO, Brasil.
20h50 | The Immersive Sounds: Joaquina Salgado.
20h55 | Digital Community.
21h03| The Immersive Talks responde.
21h05 | ANGELA BRITO, Brasil.
21h20 | ALUF, Brasil.
21h35 | The Immersive Sounds: Orquestra Vermelha.
21h40 | Encerramento.
CHAIN é uma marca de Buenos Aires, Argentina. Comprometida com o meio ambiente, seus designs a base de plantas são feitos à mão em seu pequeno estúdio com tecidos locais crus e tintas orgânicas.
Um estúdio de design que trabalha com reciclagem, envolvendo-se em economia circular, design, arte e projetos comunitários. @12narecicla
Annaiss Yucra é uma marca com cruzamento entre cor e herança, com o objetivo de transmitir a identidade do país através de suas peças de vestuário sempre olhando para o futuro.
Juan de La Paz é uma marca boliviana que propõe um universo atemporal e a abordagem de um novo conceito de luxo, que vem do vestuário histórico e estético, com o objetivo de revalorizar a cultura local e as práticas têxteis ancestrais. @juandelapazofficial
Nous não é apenas uma marca de moda, é uma declaração clara de uma nova geração. Sustentabilidade, roupas sem gênero e veganismo são a parte da mensagem chave que Cardillo oferece em cada produto.
A Rider lança a sua primeira linha de calçados sustentáveis do programa Rider R4. A coleção traz quatro modelos clássicos totalmente repaginados, pautados nos 4Rs. A ideia é mostrar que é possível fazer algo inovador e promissor através do design sustentável.
Felipe Fiallo é uma marca de calçados eco-futuristas que tem as visões da sustentabilidade. @felipe_fiallo
Lucas Leão é uma marca de streetwear, que tem como foco, a pesquisa e inovação ligando o vestuário à tecnologia. Buscando questionar os padrões de vestir entre masculino/feminino vestido ambos os corpos.
Diálogos entre a Tradição e Vanguarda. O design é inspirado na reinvenção das imagens vivas das memórias cabo-verdianas de Angela.
A Aluf surge da busca por uma justificativa da relevância do fazer moda, valorizando o processo de expressão do ser através de um objeto vestível através da sustentabilidade e arteterapia.
Gop Tun é uma festa paulista. Focado em diminuir a distância entre artistas sul-americanos com nomes internacionais que marcam seus eventos, tornou-se um poderoso caldeirão de ritmos globais.
Artista multimídia trabalha com Magic Environments e Digital Fantasies, refletindo sobre a tecnologia como um meio capaz de expandir os limites do que é possível e imaginável para a criação artística.
Os músicos Gustavo Boni, Sam Tiago, Paulo Braga, Mauricio Orsolini, Eddu Ferreira e Richard Fermino foram gravados e filmados em estúdio. Ao vivo, telas de led mostram suas silhuetas em tamanho real, como se estivessem no palco.
Laza é artista sonoro e designer de som. É membro da plataforma de transmissão sonora A-mig e participa da curadoria. @lazaranha
Liveshop no RappiMall. Link disponível em breve!
Liveshop no RappiMall. Link disponível em breve!
2020 marcou o início de uma nova era na moda. No painel de abertura, as fundadoras do BRIFW Olivia Merquior e Lara Azevedo conversam com Augusto Mariotti sobre as transformações que levaram a moda a sua revolução digital e como o BRIFW se propõe a impulsionar a América Latina nesta jornada.
Entre as técnicas de mapeamento 3D com Kinect (fotogrametria), óculo VR, escultura e impressão 3D, robótica e programação em várias linguagens, o artista argentino apresenta seu processo criativo que é inspirado na evolução da simbiose homem-máquina em seus mais variados estágios espirituais, artísticos e sexuais.
Première Vision Paris é uma das feiras têxteis mais importantes do mundo. Neste painel, Olivia Merquior, coordenadora de moda da Première Vision Paris na América Latina, e Pascaline Wilhelmm, diretora de moda da Première Vision, falam sobre o futuro dos têxteis em meio a tantas transformações digitais.
Nos anos recentes, se propagou a noção de que conectados os consumidores aumentaram sua potência diante das instituições. Vivemos agora o ápice dessa mudança social estrutural, que desloca os centros de influência e os códigos de status da moda. As novas referências passam a vir das soluções criadas pelas pessoas conectadas em rede. Cabem às marcas se adequarem rapidamente a este novo cenário para manter sua relevância.
Liveshop no RappiMall. Link disponível em breve!
Liveshop no RappiMall. Link disponível em breve!
O coletivo The Immersive Kind (UK) discute a digitalização da moda e o que isso significa para a invenção e o consumo. INVENÇÃO: clima, design e justiça social. CONSUMO: cidadania digital, slow fashion. Junte-se neste painel ao time do The Immersive Kind e à Damara Inglês e Scarlett Yang na descoberta das rupturas atuais na moda.
Percorrendo os processos criativos da marca CHAIN (Argentina), questionamos a comunicação de forma sustentável, colocando em discussão a noção de Futuro e Moda, e a convergência na mistura de linguagens: o encontro entre o artesanal e o digital.
A aceleração digital promovida pela pandemia trouxe novo caminhos criativos para a moda, não só na reinvenção das roupas em 3D, mas também nas campanhas e novas experiências virtuais. Para novos designers, adentrar nas possibilidades tecnológicas é abrir um horizonte com infinitas possibilidades. A América Latina já faz parte dessa transformação. Pia Rey e Augusto Mariotti se encontram para falar sobre estes jovens talentos latinos que estão só no começo dessa jornada.
Como a chegada da pandemia e a digitalização da moda estão transformando os desfiles, as experiências de compra e o relacionamento com as marcas? O Instagram hoje é uma das principais ferramentas de comunicação do mundo da moda. Neste talk, entederemos mais sobre como esta ferramenta vem sido usada a importância deste momento para os setor.
Liveshop no RappiMall. Link disponível em breve!
A proposta do festival vem ao encontro de um desejo artístico: abrir um espaço para unir imagem e música através da tecnologia. A ideia era propor uma plataforma cultural contemporânea com regularidade, para formar público e fomentar a produção de conteúdo digital. O Festival investe no diálogo entre som e imagem através do cruzamento de tecnologias hi-tech e low-tech. Com uma curadoria internacional, passado e futuro se entrelaçam em linguagens artísticas híbridas,avançadas, investigativas e transversais.
Os trabalhos de Gabriel transitam entre exposições de arte, publicidade, moda e música. Gabriel colaborou com a Adobe, ELLE Brasil, Motorola e Facebook. Participou de projetos de arte com Igi Ayedun e assinou impressões 3D para o designer Lucas Leão. Gabriel hoje mora em Berlim e é mais um grande nome que impulsiona o avanço do Brasil no mundo da tecnologia e da arte.
A PlatformE é uma aceleradora digital na moda. Com clientes como LVMH, Gucci, Farfetch, Dior entre outros, a empresa auxilia no desenvolvimento de coleções digitais, com a missão de reduzir a superprodução na moda. O empresário e especialista em estudo de marcas Rony Rodrigues vai mediar essa conversa sobre a digitalização no setor e os ganhos e oportunidades que as empresas de moda podem ter nessa jornada.
A indústria da moda vive um dos momentos mais complexos e desafiadores da história; e é por isso que Mariana Santiloni, expert de moda da WGSN, apresentará os drivers e mudanças mais relevantes que trarão novas prioridades para o desenvolvimento de produtos e serviços. Processos de design circular e slow fashion, comércio social e moda virtual estão entre algumas das ideias-chave desta palestra e terão um grande impacto na moda no futuro.
Mais informações em breve!
A artista Vitória Cribb e a agência de modelos virtuais Mutantboard discutem a viabilidade e a demanda por modelos virtuais na atual indústria da moda pós Covid-19.
A estética, como muitas outras estruturas normativas da modernidade, tem sido usada para contar, manipular ou ignorar a multiplicidade de expressões criativas da sociedade. A estética decolonial é uma opção que faz uma crítica radical à estética moderna, pós-moderna e altermoderna e contribui para tornar visíveis as subjetividades e memórias de muitos povos. Como a linguagem digital pode potencializar essa narativa?
Até anos recentes, os fluxos de trabalho de cores no design de moda eram conduzidos usando um conjunto de ferramentas amplamente físicas, do design à fabricação. Um impulso para a moda sustentável, o surgimento de novas ferramentas digitais e mudanças na forma como os designers trabalham como resultado do COVID-19 levaram a uma transformação acelerada de ferramentas de cor apenas físicas para físicas e digitais.
Liveshop no RappiMall. Link disponível em breve!
Liveshop no RappiMall. Link disponível em breve!
GatoMÍDIA é a rede e metodologia de aprendizado em mídia e tecnologia para jovens negros e de espaços populares, que existe no Complexo do Alemão desde 2013. Seus temas de estudo e interesse são: comunicação criativa, afrofuturismo, gambiologia, narrativas periféricas e identidades negras. Neste painel, Thamyra fundadora do GatoMÍDIA, Núbia e Ísis irão falar sobre cultura e territorialidade em tempos digitais.
Tabitha Swanson se juntará a nós para uma palestra sobre seu recente trabalho de AR para a Nike. A artista digital criou um filtro junto com @ines.alpha e @inter_sexy para o lançamento do Air Max 2090 em uma campanha encomendada por Zalando. Tabitha explicará como foi trabalhar com uma grande marca, como o projeto mudou durante a panemia e o mercado de filtros do Instagram em geral. Ela também explicará os fundamentos do Spark AR, portanto, certifique-se de fazer o download do app para o seu computador antes do painel se quiser acompanhar.
Somos um coletivo nascido da cena de contracultura jovem, a fim de comunicar nossas performances de identidade através de estampas. A inserto é composta por 3 integrantes: Viviane Lee Hsu @cyshimi, Luccas Morais @ladyletal e Ikaro Cavalcante @occulted.
A verdade é um conceito de impossível acordo absoluto entre humanos, que interpretam suas realidades através da lente de seus repertórios individuais. A aceleração exponencial do processamento computacional adiciona complexidade a essas interpretações, por também apresentar novas e infinitas camadas de realidades alternativas tão possíveis quanto nossa realidade presente.
Em nosso painel de encerramentos, as fundadoras do BRIFW irão entrevistar Derek Blasberg, Head of Fashion & Beauty, Youtube, para falar sobre o futuro da moda imersiva.
Olivia Merquior é diretora da agência criativa Dacri Deviati, coordenadora de moda do Première Vision Paris na America Latina e co-fundadora do Brazil Immersive Fashion Week. Seu trabalho é focado em fomentar plataformas para o desenvolvimento de novos olhares criativos, entre eles estão o Centro Brasileiro de Estudos em Design de Vestuário @centro.br e a curadoria das edições do Projeto Estufa da SPFW. Quem quiser conhecer mais sobre seu olhar afiado para assuntos de moda, pode ainda ouvir semanalmente suas conversas no @highlowpodcast.
Lara Azevedo é artista visual, pesquisadora cultural, diretora criativa e fundadora da Noix, uma rede de fazedores e criatives espalhado pelo Brasil. Seus projetos dialogam com movimentos contemporâneos de lifestyle dentro da moda, arte e música. Em 2020 mergulhou em grandes articulações culturais que usam a tecnologia como potencializador e viabilizador: a ProtegeBr nasceu como plataforma de articulação nacional voltada aos efeitos do covid-19 e o BRIFW, primeira semana de moda imersiva da América Latina que desenhou juntamente com a Olivia Merquior.
Augusto Mariotti é fundador e diretor criativo do site e plataforma FFW. Também atua com criação e estratégia de conteúdo digital, consultoria e produção de eventos, tendo realizado diversos projetos para marcas nacionais e internacionais. Formado em Comunicação e Marketing, iniciou sua carreira na moda ao lado de Paulo Borges, como seu braço direito, com quem colaborou por quase 20 anos para a consolidação da São Paulo Fashion Week como uma das semana de moda mais importantes no mundo. Hoje divide seu tempo entre o Brasil e a Europa.
Derek Blasberg é o diretor de moda e beleza do YouTube e autor de best-sellers do New York Times. Em sua carreira, ele foi Editor At-Large da Harper’s Bazaar e do Vanity Fair’s Man on the Street. Em 2016, foi anunciado que ele seria o anfitrião do renovado ‘Estilo da CNN’ na CNN International. Em 2018, ele ingressou no YouTube em sua função recém-criada. Derek é o autor de uma coleção de ensaios humorísticos sobre etiqueta, ‘Classy: Exceptional Advice for the Extremely Modern Lady, ‘Very Classy: Even More Advice for the Extremely Modern Lady’ e ‘Bazaar: Models’. Desde 2014, Blasberg é membro da equipe da Gagosian, e atualmente é o editor executivo do Gagosian Quarterly.
Laura Kroeff é Vice-presidente da Box1824 e seu trabalho é traduzir estudos culturais e comportamentais em iniciativas de inovação e impacto. Liderando pesquisas e projetos de inovação há mais de 20 anos no Brasil, América Latina, EUA, Europa e Ásia. Formada em Comunicação Social, possui especialização em Coordenação de Grupo, Liderança Realizadora e MBA em Negócios. Laura também leciona há mais de 12 anos em inovação, pesquisa e os novos comportamentos da sociedade em rede.
Luisa Martini é Co-Fundadora e COO da FLAGCX, um ecossistema de 30+ empresas que atuam na indústria criativa e de comunicação. Luisa vem dedicando sua carreira a formatar novos paradigmas culturais e de empreendedorismo. Investindo em empresas que fomentam o potencial de pessoas e comunidades, como CLAN, MESA, Obvious, The GRID, MOOC, HOOD, Contagious, entre outras. Já trabalhou com marcas globais e personalidades como Marina Abramovic e Kobe Bryant, apóia projetos de neurociência no MIT Media Lab e está aprofundando sua pesquisa em cultura, etnia e gênero na The New School.
Reconhecido como um dos dez CEOs de 2016 mais inspiradores do país pela GQ, Roberto Martini é um dos profissionais mais visionários e inovadores da Indústria criativa brasileira. Além de ser CEO e CCO da FLAGCX, uma rede de empresas de disrupção criativa, o maior grupo independente de serviços de comunicação da América Latina, Martini também é um palestrante ativo, compartilhando sua visão e crenças sobre STEM e exponencial mudança em eventos e locais como MIT, SXSW, Cannes Lions, NY Advertising Week entre outras.
Fundador da Box 1824, principal empresa de pesquisa e tendências de consumo na América Latina e sócio de outras quatro empresas nas áreas de comunicação, estratégia, videogames e moda. Trabalhou para empresas como Unilever, InBev, Embraer, Nike, RedBull, Fiat, Grendene, Rede Globo e C&A. Em 2010 lançou o vídeo “We All Want to be Young”, retratando a geração “Millennials”. Em 2012 lançou “All Work and All Play” que explora as novas relações com o futuro do trabalho. Em 2015 foi o curador do Pavilhão do Brasil na Expo em Milão. Em 2016 co-fundou a Yöne em Nova Iorque, e lançou o estudo The New American Dream, um retrato da Geração Z nos EUA.
Formada em negócios da moda e com pós-graduação em pesquisa de materiais e tecidos pela Central Saint Martins, Mariana Santiloni atua há 10 anos com pesquisa de tendências. Curiosa, apaixonada por moda e com um olhar de estratégia voltado à pesquisa e comportamento de consumo, trabalhou no Stylesight e na WGSN em Londres com atendimento ao cliente, tropicalizando tendências globais para o Brasil e hoje é gerente do time de client service na WGSN na América Latina.
Nick Bazarian é gerente de produto sênior para negócios digitais da Pantone e está liderando a transformação digital contínua da Pantone com foco na expansão da plataforma de cores Pantone Connect para designers. Em cinco anos com a Pantone, Nick trabalhou com padrões de cores em todas as cadeias de valor para as indústrias de moda, design gráfico e digital. Ele tem formação e paixão pelas artes plásticas, além de experiência anterior em liderança de projetos de desenvolvimento de software para o governo dos Estados Unidos.
Depois de se formar na École National Supérieure des Arts Décoratifs de Paris, Pascaline Wilhelm começou sua carreira como designer têxtil para um grupo que integrava fiação, tecelagem e impressão. Posteriormente, cocriou sua própria empresa de design têxtil e comunicação atuando em todo o setor têxtil, desde fibras a fios, tecelagem e acabamento, passando pelo desenvolvimento de padrões exclusivos para designers e marcas de moda. Em 2000, Pascaline Wilhelm juntou-se ao Première Vision Group, onde atualmente é Diretora de Moda.
Gerente de Parcerias Estratégicas de Moda e Beleza no Instagram, Larissa Gargaro é a ponte entre a plataforma e a indústria de fashion and beauty de toda a América Latina. Antes de se tornar o braço latino de Eva Chen, passou mais de cinco anos no time digital da Globo Condé Nast, atuando como editora digital da Glamour Brasil e repórter digital da Vogue Brasil.
Gabriel Massan, natural de Nilópolis (RJ), é videoartista, escultor e artista 3D, desenvolve imagens e instalações manipulando objetos tridimensionais animados. Esculpe avatares e cenários que subvertem relações de hegemonia em realidade aumentada e/ou virtual.
Engenheiro Industrial. Designer de Negócios e Empreendedor fervoroso. Gonçalo Cruz é Co-fundador da PlataformE – a plataforma de soluções que está levando a Indústria da Moda para o modelo digital e de personalização em massa, transformando alguns dos maiores grupos da Moda como LVMH e Kering. Apaixonado por Tecnologia e por Virtualidade, também compõe o Conselho Consultivo da MyDidimo e da MOXY.
Lui Iarocheski possui background em Design de Moda com 10+ anos de experiência nos mais diversos aspectos da indústria da moda. Lui fundou sua marca IAROCHESKI em 2013 e apresentou coleções nas semanas de moda de Viena, Vancouver e São Paulo – convergindo moda, sustentabilidade e tecnologia. Atualmente Lui está comprometido com transformação digital desta indústria atuando como embaixador de inovação e moda virtual.
Pia Rey é estilista e comunicadora de moda baseada em Buenos Aires, Argentina. Seu trabalho combina o mundo editorial e comercial por meio de sua paixão pela moda. Nos últimos 5 anos ela tem colaborado com a Vogue Talents, a plataforma criada pela Vogue Italia, onde ela busca, apóia e promove a nova geração de designers sul-americanos.
Franco Palioff, artista multimídia Argentino residente no Brasil, formado em engenharia nuclear. Sua poética é focada na evolução da simbiose homem-máquina, análise do sexo virtual, pos-pornõ e internet, estágios espirituais do ser humano e a função de realização humana de um inteligente mundo conectado. Franco tem exposições individuais e coletivas na Argentina em Buenos Aires, Junín e Bariloche.
Tabitha Swanson (n.1991,Winnipeg) aparece como um espécime de uma corrida online. Designer e tecnóloga criativa que usa renderização 3D, filtros faciais de RA e, às vezes, maquiagem sintética em seu próprio corpo, ela oferece a visão de uma migrante de um mundo virtual.
Créditos das fotos: Laura Schaffer
Vitória Cribb (n. 1996, Rio de Janeiro, Brasil) Designer e artista interdisciplinar que explora a convergência entre a imaterialidade das novas mídias com as mídias físicas e táteis. A artista busca trazer a multidisciplinaridade em suas séries artísticas investigando o comportamento das novas tecnologias visuais e seus desdobramentos.
Mutantboard é uma agência criativa de modelos virtuais. Suas modelos são cidadãos do reino cibernético, criados por nosso coletivo de talentos digitais multidisciplinares.Nascidos na quarentena, os diversos modelos se libertam dos limites físicos e colaboram com marcas pioneiras ao longo de novas fronteiras tecnológicas.
Fundadora, Tecnóloga Criativa, Artista, Ativista, Curadora Digital, Produtora Immersive XR, Digitalmaker, inovadora e especialista em tecnologia emergente, Kadine James é uma importante Evangelista Tecnológica. Combinando mais de 10 anos de experiência em Aprendizado de Máquina AI, Impressão 3D, Realidade Virtual, Realidade Aumentada, XR e tecnologia imersiva, ela é movida por grandes ideias, uma mentalidade global e capacitando o uso de VR / AR / XR em todas as artes e tecnologia criativa indústrias. Kadine é a fundadora do The Immersive Kind, um XR Creative Content Studio.
Lucy é uma especialista multifacetada em arte, design e tecnologia criativa. Nascida no Reino Unido, uma artista treinada, curadora e educadora, Lucy cria experiências de arte de realidade ampliada, ensina tecnologias digitais no London College of Fashion e é cofundadora da The Immersive Kind, uma organização de arte e tecnologia avançada e um estúdio XR criativo. Lucy trabalhou na divulgação de tecnologia criativa, foi mentora em todo o mundo e expôs online e offline, ao mesmo tempo que se estabeleceu como diretora criativa para a arte contemporânea, moda e indústrias de tecnologia criativa.
Damara Inglês é graduada recentemente pelo MA Fashion Media Practice and Criticism do London College of Fashion, University of Arts London. Na prática recente, Damara usa RA e VR para desafiar a inovação nas áreas de comunicação de moda e mídia social, espaços de varejo, cadeia de suprimentos e sustentabilidade. Ela aprendeu e trabalhou diretamente com marcas como Gucci, Kering e Microsoft.
Scarlett Yang é uma designer raduada pela Central Saint Martins BA multidisciplinar baseada em Londres com foco em tato / tangibilidade e realidades digitais / virtuais. Tendo trabalhado em ateliers de alta costura, laboratórios biológicos e laboratórios de fabricação digital, ela pretende pesquisar em profundidade e desenvolver abordagens inovadoras na interseção de moda, design e tecnologia. Graduada pela Central Saint Martins BA moda feminina, sua prática de design especula os ciclos de vida da moda e têxteis para uma solução biodegradável e digital para as emergências ambientais atuais, apresentando bio design e 3D em um ambiente virtual de experiência de RA.
Com 15 anos de experiência em comunicação e planejamento, Luísa é responsável pelo escritório brasileiro da Contagious, plataforma britânica de consultoria e inteligência que atua com excelência criativa e estratégica para marcas e agências. Anteriormente, liderou o CLAN, unidade de cultura, experiência e conhecimento da FLAGCX, realizando projetos multidisciplinares para as empresas ecossistêmicas do grupo – como as agências CUBOCC e SOKO – e para parceiros como C&A, Centauro, Paula Raia e Box1824, entre outros. Formada em comunicação social e com especialização em planejamento criativo, já trabalhou como estrategista para marcas como Vivo, Banco Original, Klabin, Youcom, GRU Airport e Grupo RBS.
Lucía Chain (AR) é Designer de Moda com pós-graduação em Design de Roupas Esportivas-UBA, Argentina e Negócios da Moda- Instituto Marangoni de Paris. Em 2014, ela ganhou a SEMILLERO UBA e começou sua própria marca. Depois de vencer diversas competições, sua marca foi projetada para semanas internacionais, sendo nomeada pela Vogue Italia e Vogue Talents: um dos próximos talentos verdes (2018). Foi premiada pela Argentina Belas Artes e pelo Instituto Marangoni. Hoje seu trabalho faz parte de uma exposição no Museu Salvatore Ferragamo. 2019: Vencedora do GLOBAL TALENTS – MBFW Russia.
Pesquisador de tendências, cultura e comportamento, desenvolve direcionamentos estratégicos de comunicação e produto. Especialista em criação de cenários pelo Copenhagen Institute for futures. Trabalhou para Melissa, WGSN, Future Laboratory, FFW, LaRochePosay, Away to Mars, Comme des Garçons, Grupo Chez, Mesa Company, With Company, Facebook e Unilever.
Day Molina é uma estilista expoente. Atua há 12 anos na indústria criativa de moda. Ativista indígena, stylist e diretora criativa, é representante local do movimento Fashion Revolution em Niterói. Há 4 anos criou sua marca autoral e minimalista; a NALIMO (@oficialnalimo).
Formada em Design de Moda pela Belas Artes, com especialização técnica em Produção Audiovisual e pós graduanda em Modelagem Criativa pelo Senac São Paulo, Jal Vieira atua à frente de sua marca homônima. Especialista em desenvolvimento têxtil manual, trabalhou por 6 anos como estilista júnior na Amapô Jeans. Em 2019, passou a integrar o line up principal de estilistas da Casa de Criadores – maior evento de moda autoral do país. Além de ser colunista do site FFW e, integrante da Célula Preta – coletivo que visa a fomentação de espaços e estruturas equitativas à profissionais pretes na moda.
Formada em jornalismo (PUC-Rio) e história da arte (Université Panthéon-Sorbonne Paris), Isabel Junqueira é jornalista especializada em cultura e lifestyle. Correspondente da Vogue Brasil em Paris desde 2010, ela já entrevistou grandes profissionais do mundo da moda entre eles Alber Elbaz, Jean-Paul Gaultier, Anthony Vaccarello, Nicolas Ghesquière, Olivier Rousteing, Angela Missoni, Laudomia Pucci, Silvia Fendi, Peter Lindbergh, Delphine Arnault e Alexandre de Betak. Colaboradora de grandes títulos no Brasil (Casa Vogue,Glamour, GQ, Folha de São Paulo, Piauí) e no exterior (Madame Figaro, Air France Madame, Rika).
Somos um coletivo nascido da cena de contracultura jovem, a fim de comunicar nossas performances de identidade através de estampas. Nossa História começa na experimentação com Serigrafia em diversos suportes. Queremos repensar o acabamento estético esperado dessa linguagem, por isso, o nome Inserto, uma junção de ‘Incerteza’ com ‘Inserção’. Nossa produção é transdisciplinar e espontânea, resultante da coletividade entre a intersecção da produção de cada artista integrante. A inserto é composta por 3 integrantes: Viviane Lee Hsu @cyshimi, Luccas Morais @ladyletal e Ikaro Cavalcante @occulted.
Amnah Asad é pesquisadora de cultura e tendências comportamentais, artista, atriz, diretora criativa e fundadora da @noix.co uma rede de artistas, criativos e fazedores de cultura que tem como foco criar projetos com relevância cultural. Foi finalista do SxSw Festival na categoria ativismo social, ganhou 3 Cannes Lions, 1 El Ojo, entre outros. Foi realizadora e curadora do TED@SãoPaulo onde curou artistas do Brasil e America Latina para o palco do TED na Califórnia. Foi realizadora do festival de curtas internacionais Future Shorts Brasil, no MIS em São Paulo.
Batman Zavareze é Idealizador, Diretor Geral e Curador do Festival Multiplicidade no Rio de janeiro desde 2005, uma das plataformas culturais mais importantes de arte tecnologia do Brasil. Tem trabalhado com projetos multidisciplinares ligados a imagem, audiovisuais como exposições, shows, peças de teatro e programas broadcasting para canais televisivos brasileiros e internacionais, tais como: MTV-Brasil, Multishow, GNT, Sport TV, Futura e Tv GLOBO. Foi o diretor de criação da instalação de realidade virtual sobre Kandinsky no CCBB de todo o Brasil. Possui trabalhos publicados em revistas e museus do Brasil e do exterior.
É jornalista, roteirista, produtora de narrativas 360•, mestra em Cultura e Territorialidade na Universidade Federal Fluminense (UFF) e doutoranda em Comunicação Social pela UFF. Desenvolveu a pesquisa “Fotoclube: autorepresentação e disputa do simbólico nas favelas cariocas” (Março /2015) e atualmente pesquisa produção de identidades negras (afrofuturistas) mediadas pelas novas tecnologias. Thamyra Thâmara é fundadora do GatoMÍDIA, rede e metodologia de aprendizado em mídia e tecnologia para jovens negros e de espaços populares, que existe no Complexo do Alemão desde 2013. Dirigiu e roteirizou ou curtas: ‘Bença, Vó’, ‘Descolonize o Olhar’ , ‘Minha Vida é Aqui’ e ‘Mulheres Negras na Política’.
Isys Maciel é moradora do complexo da penha e estudante de Engenharia Química pela UFRRJ, Fundadora da Samambaia Tech, produtota geral e cientista de dados pela GatoMÍDIA. Atualmente trabalha com programação como desenvolvedora back-end em Python.
Andressa Núbia é diretora criativa imersiva , que vem pensando interação entre a arte, a moda e a tecnologia em seus trabalhos para criar novas pluralidades de mundos. É Fundadora da Ailuros Studios, estúdio especializado na criação e produção de conteúdo imersivo – XR . Além disso atua também como curadora de novas tecnologias na rede de educação GatoMídia e desenvolve a EROLAB , marca de vestuário que utiliza no reuso têxtil e do upcycling para diminuir o impacto ambiental.