PROGRAMAÇÃO
TERÇA - 26 Outubro
Immersive Talks

17h00 | HIC ET NUNC – O impacto da tecnologia no campo da arte e como rentabilizar a partir dos NFT’s. 

Saiba mais

Taís Koshino: Artista, curadora e pesquisadora (BRA), Cris Onofre, Artista plástico (BRA) e músico,  Estelle Flores, Artista Visual (BRA) e Gean Guilherme, Design e Pesquisador de tecnologias imersivas tridimensionais e audiovisuais (BRA)

18h00 | Blockchain 101

Saiba mais

Juarez Barbosa Junior, Azure Developer Relations Lead – Microsoft Ireland. – Host: Olivia Merquior, fundadora BRIFW (BRA)

19h00 | A internet da pele: tecnologia vestível e tecidos inteligentes.

Saiba mais

Alexa Pollmann, Lider do modulo Wearable Technology, London Colloge of Fashion (UK), Douglas Atkinson, professor do modulo Wearable Technology, London College of Fashion (UK) e Bruna Petreca, pesquisadora em experiência humana e materiais, Royal College of Art (BRA) – Host: Olivia Merquior, fundadora BRIFW (BRA).

20h00 | SNAPCHAT: Tecnologia vestível e o mundo 5G

Saiba mais

Léo Macias,Global Creative Head Snapchat (CO) – Host: Olivia Merquior, fundadora BRIFW (BRA)

21h00 | Rave Digital e SHOWstudio Class of 2021

Saiba mais

Adam Andrascik, co-fundador do SHOWstudio Class 2021 e RAVE DIGITAL (UK) – Host: Pia Rey, Stylist & correspondente Vogue Talents (AR)

QUARTA - 27 Outubro
IMMERSIVE TALKS

17h00 | DESIGN BY NATURE + WAAG – Biodesign: trabalhando com materiais vivos

Saiba mais

Lucas De Man, CEO and Fundador Biobased Creations, Beatriz Sandini, Designer e Concept developer da WAAG e Ista Boszhard, Concept Developer e Co-fundadora da WAAG – Host: Olivia Merquior, fundadora BRIFW (BRA)

18h00 | O impacto do 5G para moda

Saiba mais

Ana Raquel S. Hernandes, Head da Yahoo Creative Studios. – Host: Olivia Merquior, fundadora BRIFW (BRA)

19h00 | A INVENÇÃO DO FUTURO: ficção e ciência

Saiba mais

Alexander Meireles da Silva, criador de conteúdo do Fantasticursos (BRA), Lidia Zuin, jornalista e pesquisadora (BRA) e Lu Ain-Zaila pedagoga e escritora (BRA). – Host: Olivia Merquior, fundadora BRIFW (BRA)

20h00 | INSTITUTE OF DIGITAL FASHION – Revolução radical: os desafios de desvendar o futuro

Saiba mais

Catty Tay, Co-fundadora IoDF (UK) e Leanne Elliott Young, Co-fundadora IoDF (UK) – Host: Pia Rey, Stylist & correspondente Vogue Talents (AR)

21h00 | Estéticas e Poéticas do Pós Humano

Saiba mais

Aun Helden, performer (BRA). – Host: Olivia Merquior, fundadora BRIFW (BRA)

QUINTA - 28 Outubro
IMMERSIVE TALKS

17h00 | BRIFW – Report Tech 2030: Um olhar sobre o futuro que estamos construindo hoje

Saiba mais

Gabriel Bohn, curador criativo na Badaue Comunicão (BRA), Luísa Midori, Comunicação Organizacional e estudante UNB (BRA), Pedro Peixoto, Pesquisador (BRA), Thalyta Ferraz, Pesquisadora/Internacionalista (BRA) e Erika Kacelnik, Designer/Pesquisadora (BRA).

18h00 | O FUTURO DA BELEZA: maquiagem como estratégia de resistência

Saiba mais

Maud Acheanpong: Make-up Artist. – Host: Olivia Merquior, fundadora BRIFW (BRA)

19h00 | MUSEUM OF OTHER REALITIES + INSTITUTO MOREIRA SALLES – O futuro dos espaços de arte

Saiba mais

João Fernandes, Diretor artístico do Instituto Moreira Salles (BRA) e Robin Stethen – Fundador e responsável do Museum of Other Realities (MOR) – Host: Olivia Merquior, fundadora BRIFW (BRA) 

20h00 | DRESSX – O futuro do varejo: o quê, onde e como você vende moda hoje?

Saiba mais

Daria Shapovalova, Fundadora e CEO DRESSX (RU), Natalia Modenova, Fundadora e COO DRESSX (RU), Julie Krasnienko, Head de Produto e membro fundador DRESSX (RU) e Olga Chernysheva, CSO DRESSX (RU) – Host: Olivia Merquior, fundadora BRIFW (BRA)

21h00 | THE FABRICANT – Digital fashion houses: A economia Direct To Avatar

Saiba mais

Adriana Hoppenbrouwer, co-fundadora The Fabricant (BRA) – Host: Olivia Merquior, fundadora BRIFW (BRA)

SEXTA - 29 Outubro
IMMERSIVE TALKS

17h00 | TALK ABERTO: METAVERSO, QUE M**** É ESSA?

Saiba mais

Olívia Merquior – Fundadora BRIFW, Eris Snail – Diretor de arte virtual, Augusto Mariotti – Diretor FFW e Iza Dezon – Pesquisadora de tendências.

18h00 | Game, além do entretenimento

Saiba mais

Eris Snail – Tech Art Director na LightFarm (BRA). – Host: Olivia Merquior, fundadora BRIFW (BRA)

19h00 | FASHION WEEK’S – O futuro das semanas de moda

Saiba mais

Mr. Alexander Shumsky, Presidente do conselho russo de moda e Mercedes-Benz Fashion Week Russia (RU) e Lady PheOnix fundadora da Universe Contemporary da Crypto Fashion Week – Host: Olivia Merquior, fundadora BRIFW (BRA)

20h00 | CLARA DAGUIN x GOOGLE JACQUARD – Moda conectada: imersão para além do digital

Saiba mais

Clara Daguin, estilista (FRA) – Host: Isabel Junqueira, Jornalista (BRA – FRA)

21h00 | VOGUE’S: O novo conteúdo de moda: o futuro das histórias narradas em realidades expandidas

Saiba mais

Sara Sozzani Maino, Deputy Editor in Chief Vogue Italia and Head of Vogue Talents (IT), Norman Tan Editor-in-Chief Vogue Singapore, Atenea Morales De La Cruz, Culture & Lifestyle Editor, VOGUE Mexico & Latin America (MX) e Paula Merlo, Chief Content Vogue Brasil (BRA). – Host: HOST Pia Rey, Vogue Talents (AR)

PARTICIPANTES
OLIVIA MERQUIOR

Olivia Merquior é diretora da agência criativa Dacri Deviati, coordenadora de moda do Première Vision Paris na America Latina e fundadora da Brazil Immersive Fashion Week. Seu trabalho é focado em fomentar plataformas para o desenvolvimento de novos olhares criativos, entre eles estão o Centro Brasileiro de Estudos em Design de Vestuário @centro.br e a curadoria das edições do Projeto Estufa da SPFW. Quem quiser conhecer mais sobre seu olhar afiado para assuntos de moda, pode ainda ouvir semanalmente suas conversas no @highlowpodcast.

LEANNE ELLIOTT YOUNG

Leanne Elliott Young é uma líder da indústria, inovadora e comentadora muito procurada, reconhecida globalmente, nos tópicos de futuro da moda, inovações digitais, inclusão em tecnologia, sustentabilidade, tecnologia da moda e disrupção da indústria. Young passou 15 anos inventando, incubando e instalando conceitos criativos para uma vida voltada para o futuro e fundindo o estabelecido com pontos progressivos centrados na juventude. Liderando o marketing experiencial e a estratégia da Nike na icônica Room 72, Young dirigiu e implementou experiências em todo o mundo dentro da equipe de Marketing e Entretenimento Global.

CATTY TAY

Cattytay é designer 3D autodidate que vive em Londres. Estudou Design Têxtil no Chelsea College of Art & Design. Enquanto trabalhavam como Chefe de Moda e Fabricação Digital na Merlin, elu voltou sua atenção para o mundo digital, mergulhando no metaverso 3D e logo se estabeleceram como uma força dominante. Em 2018, Cattytay fundou a DIGI-GXL, uma comunidade de designers digitais femininos, trans, intersex e não binários no que continua sendo uma indústria dominada por homens. A plataforma oferece orientação técnica de software, consultoria da indústria e suporte criativo para uma comunidade queer de criadores.

Adriana Hoppenbrouwer

Nascida no Brasil, Adriana é co-fundadora da The Fabricant, a casa de moda digital líder na fabricação de moda que é apenas virtual, nunca física. Antes da The Fabricant, Adriana acumulou 20 anos de experiência, ocupando cargos de marketing e comerciais até o nível de diretoria em grandes marcas de consumo global, muitas vezes com o desenvolvimento de novos modelos de negócios digitais e marcas digitais.

ADAM ANDRASCIK

Adam Andrascik é Diretor de Criação, empresário e líder no emergente cenário da moda digital. Ele é cofundador da SHOWstudio Class of 2020/21 com Nick Knight e Rave Digital, uma iniciativa digital de moda x jogo pela primeira vez na Universidade de Ravensbourne. Ele também é líder do curso inaugural de ‘Tecnologia Digital para a Moda’ na Ravensbourne University, a primeira em Londres, com foco em novas tecnologias, sustentabilidade por meio da digitalização e do metaverso, bem como co-fundador da startup Provenanced da Web3.

DARIA SHAPOVALOVA

Antes da DRESSX, Daria fundou o Mercedes-Benz Kiev Fashion Days and More Dash. Chamada de “Abelha Rainha da Moda de Kiev” pela Vogue UK, Daria é famosa por colocar a Ucrânia no mapa da moda mundial. Daria é destaque nas listas Forbes 30 Under 30 Europe e BOF 500 Most Influential People.Sob a orientação criativa de Daria, o Mercedes-Benz Kiev Fashion Days rapidamente se tornou o maior evento de moda da região. Ela fundou o Kiev Fashion Institute e um Fashion Tech Summit. Lá, ela liderou discussões focadas em unir moda e tecnologia. Como o próximo giro em sua carreira, Daria se mudou para São Francisco, fez um MBA, abriu uma empresa nos Estados Unidos, ao lado de sua sócia Natalia Modenova, que se tornou a DRESSX.

NATALIA MODENOVA

Natalia tem mais de 10 anos de experiência na indústria da moda, suas principais atividades incluem a fundação de um showroom More Dash em Paris e a conferência internacional Fashion Tech Summit ao lado de sua parceira de negócios Daria Shapovalova. Natalia foi curadora do curso Fashion Business do Kiev Fashion Institute, curadora da conferência Creative Ukraine.Depois de 4 temporadas como assessora de imprensa no Mercedes-Benz Kiev Fashion Days, Natalia tornou-se COO. Em 2020, Natalia (junto com seu cofundador) lançou sua primeira empresa de tecnologia DRESSX. Natalia Modenova está na lista de Highsnobiety para especialistas TOP13 pesando no Fashion NFT e no Threedium TOP50 Voices conduzindo a conversa em AR, VR e 3D e apresentada na Forbes USA, Financial Times, Vogue Business, WWD, Business of Fashion, Dazed e outras mídias.

JULIE KRASNIENKO

Julie tem mais de 15 anos de experiência na indústria de tecnologia e software móvel, desde o marketing até as operações, conhecendo todos os aspectos dos negócios de tecnologia. Anteriormente, ela liderou o marketing de produto da Looksery, uma startup ucraniana que se tornou líder no campo de realidade aumentada e foi adquirida pela Snap Inc. por US $ 150 milhões. Após a aquisição, trabalhei por 2 anos como Diretor na Snap Ucrânia. Na DRESSX, Julie conecta os mundos online e real ao construir soluções para vestir a moda digital sustentável do futuro.

OLGA CHERNYSHOVA

Ex-analista de negócios da Deloitte, Olga é graduada em Engenharia Mecânica. Depois de se mudar para o Gabão, ela fundou sua organização sem fins lucrativos Kleen’upPOG para disseminar a consciência sobre as questões ambientais, gestão de resíduos e plástico. Olga se juntou à equipe DRESSX primeiro como voluntária e depois assumiu a função de Diretora de Sustentabilidade. Aumentando constantemente seu conhecimento sobre sustentabilidade, ela se formou recentemente no programa Business Sustainability Management da Cambridge University.

LEO MACIAS

Global Creative Head at Snap, trabalha com criatividade nos negócios a lançar as inovações mais importantes como novos jogos, séries originais, Spotlight, novos produtos vestíveis, desenvolvendo campanhas comerciais em parceria com marcas globais como Nike, Gucci, Ralph Lauren, Uber, Disney, WB entre outras.

Alexa Pollmann

Pesquisadora e Líder em Tecnologia Vestível no London College of Fashion (UAL). Desde 2014, dirige o Peut-Porter Design Collective e trabalha em projectos que combinam desempenho, moda, tecnologia e interactividade para criar experiências participativas e inclusivas. Criadora com formação em moda, também tem trabalhado com ferramentas digitais e imersivas desde então e possui um mestrado em Design Interactions (RCA). A Peut-Porter Collective está actualmente a co-dirigir DAZZLE em colaboração com o Studio Gibson Martelli, um baile de máscaras e montra de realidade mista que combina moda de fonte aberta e de desperdício zero com performance e captação de movimento ao vivo.

Douglas Atkinson

Professor de Tecnologia Vestível no London College of Fashion (LCF), tendo desempenhado funções de docência e investigação em várias Universidades do Reino Unido. Tem formação em corte de modelos de moda, trabalhando com microempresas sustentáveis e grandes marcas de luxo internacionais. Douglas está actualmente a concluir um doutoramento na UCL Knowledge Lab, investigando o papel do toque no desenvolvimento do design de vestuário, e o potencial das tecnologias digitais para apoiar as práticas de toque dos designers de vestuário.

Bruna Petreca

Pesquisadora em xperiência Humana e Materiais do Centro de Investigação Científica de Materiais, Royal College of Art. Sua pesquisa está centrada na integração da experiência humana, particularmente aspectos multi-sensoriais e incorporados, nas novas áreas de desenvolvimento de materiais onde é crítica, tais como: economia circular, fabrico no local/on-demand, ambientes digitais, e saúde e bem-estar. Está a liderar a vertente Consumer Experience do Centro Interdisciplinar de Circularidade Têxtil do UKRI (co-líder Prof Carey Jewitt, PI Prof Sharon Baurley).

Lucas De Man

CEO da Company New Heroes and Biobased Creations Lucas trabalha como apresentador de televisão para a National Dutch Television com espectáculos principalmente sobre arte e design. É também apresentador e intérprete em palcos de toda a Europa. 

Beatriz Sandini

Beatriz Sandini é designer e desenvolvedora da TextilaLab Amsterdã, onde ela colabora com enquadrar o futuro da indústria têxtil e de moda, trabalhando em diversas pesquisas e projetos educacionais ao redor do globo. Brasileira, Beatriz estudou administração, trabalhou como gerente de produto para uma grande varejista de moda e posteriormente fundou sua própria marca de moda

Ista Boszhard

Ista Boszhard é uma desenvolvedora conceitual e co-fundadora do ganhador do Prêmio Waag: TextilaLab Amsterdam, onde ela foca principalmente em inovação cultural para o setor têxtil e indústria do vestuário. Em seu trabalho ela sempre questiona o status quo que estamos acostumados e explorar possibilidades e alternativas.

Ana Raquel Hernandes

Head do Yahoo Creative Studio, do Yahoo. É, atualmente, uma das maiores especialistas em tecnologia orientada à publicidade e entretenimento do mercado brasileiro. Lidera, no Brasil, há três anos o RYOT Studio, estúdio de branded content e storytelling imersivo do Yahoo. Ana Raquel Hernandes acumula experiências na Ford, Cubocc e J. Walter Thompson.

Aun Helden

Aun Helden é uma artista que transita entre a performance, a música e a criação de imagens para a desconstrução e a elaboração de novas possibilidades de corpo. Foi nas festas de hard techno que ela encontrou um espaço para se expressar livremente através de performances e criar uma linguagem própria, usando seu corpo como plataforma de expressão, e trabalhando a partir de suas próprias angústias e fragilidades.

Maud Acheanpong

Maud Acheampong, artiste performative multidiscipliner baseade no Bronx, tem vinde a hipnotizar pessoas com transformações lúdicas em sue Instagram DaintyFunk. Quem vê seu bele trabalhe talvez não esteja consciente das fortes declarações políticas contra a hiper-vigilância e o controlo social que fundamentam a sue criatividade.

Lidia Zuin

Lidia Zuin é Jornalista e pesquisadora em futurologia. Mestre em semiótica, doutoranda em artes visuais, palestrante, professora e escritora de ficção científica. Como pesquisadora acadêmica, possui textos publicados em periódicos e livros.

Lu Ain-Zaila

É pedagoga. Escritora afrofuturista das obras Duologia Brasil 2408 – (In)Verdades e(R)Evolução (2016-2017), Sankofia (2018) e Ìségún (2019), contos em antologias e faz pesquisas relacionadas à educação e literatura. Se debruça sobre a importância de imaginar e concretizar afrofuturos e futuros positivos. Tem contos públicos e no contexto da lei 10.639/03, narrativas negras centradas nos valores filosóficos, culturais, históricos, mitológicos e humanísticos negros.

Alexander Meireles da Silva

Alexander Meireles da Silva é Professor Associado da Universidade Federal de Catalão, onde atua na Graduação dos cursos de Letras e no Programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem da mesma instituição. É Doutor em Literatura Comparada pela UFRJ (2008). É membro fundador dos Grupos de Pesquisa “Estudos do Gótico” (CNPq) e “Nós do insólito: Vertentes da Ficção, da Teoria e da Crítica” (CNPq). Autor e editor de diversas obras acadêmicas. Desde 2017 é produtor de conteúdo do canal do YouTube Fantasticursos, onde ajuda quem escreve, pesquisa e leciona a usar a fantasia, o gótico, a ficção científica e ficção weird em suas atividades diversas. 

João Fernandes

Diretor Artístico do Instituto Moreira Salles desde agosto de 2019. Antes, foi, por seis anos, Subdiretor Artístico do Museu Reina Sofía, de Madri. E anteriormente, foi igualmente Director Adjunto do Museu de Serralves, no Porto, entre 1996 e 2002, para em seguida assumir as funções de Director deste Museu entre 2003 e 2012.

Robin Stethen

Designer e co-fundador do Museu de Outras Realidades, onde está a explorar novas formas de interagir com a informação e uns com os outros. Recebeu o seu bacharelato em Desenho Industrial de Emily Carr em 2016 e trabalhou como designer industrial com o estúdio Woke em Vancouver após a formatura.

Lady PheOnix

Leading Voice para a arte e cultura digital contemporânea, proporcionando uma plataforma essencial para a arte e os artistas do nosso tempo. Ela é a fundadora da Crypto Fashion Week, um evento virtual que liga o mundo da moda ao metaverso.

Mr. Alexander Shumsky

Alexander Shumsky é Presidente do Russian Fashion Council e co-fundador do Russian Fashion Week. Em 2000 fundou a Russian Fashion Week em Moscovo (Mercedes-Benz Fashion Week Russia desde 2011), uma das maiores semanas de moda do mundo e a maior da Rússia e da Europa de Leste, desde então realiza-se duas vezes por ano, em Março e Outubro. O Fashion Fund da Moda Russa é uma instituição, estruturando a indústria da moda na Rússia e desenvolvendo programas educacionais para estilistas emergentes.

Eris Snail

Artista técnico e RaD. Gosta de caracóis e chazinho da tarde. Pronto isso me resume.

Clara Daguin

Clara Daguin colabora com investigadores, estilistas, cineastas, artistas e músicos. Foi finalista do Festival Internacional de Moda de 2016 Hyeres e desde então tem mostrado regularmente o seu trabalho durante a semana da moda de Paris. O seu mais recente trabalho foi apresentado durante a Paris Haute Couture em Julho de 2021, uma experiência criativa em parceria com engenheiros da Google ATAP (Advanced Technology and Projects), integrando a conectividade no vestuário utilizando a tecnologia proprietária Jacquard da Google. Esta foi a primeira vez que a Google ATAP confiou a um estilista de moda uma carta branca artística.

Isabel Junqueira

Formada em jornalismo (PUC-Rio) e história da arte (Université Panthéon-Sorbonne Paris), Isabel Junqueira é jornalista especializada em cultura e lifestyle. Correspondente da Vogue Brasil em Paris desde 2010, ela já entrevistou grandes profissionais do mundo da moda entre eles Alber Elbaz, Jean-Paul Gaultier, Anthony Vaccarello, Nicolas Ghesquière, Olivier Rousteing, Angela Missoni, Laudomia Pucci, Silvia Fendi, Peter Lindbergh, Delphine Arnault e Alexandre de Betak. Colaboradora de grandes títulos no Brasil (Casa Vogue,Glamour, GQ, Folha de São Paulo, Piauí) e no exterior (Madame Figaro, Air France Madame, Rika).

Sara Sozzani Maino

Sara entrou na Condè Nast em 1995, alcançando experiência de trabalho em muitos dos departamentos da Vogue para além de se concentrar no escotismo e na promoção da nova geração. Vogue Talents fundada em 2009 é um projecto editorial e online; uma rede mundial que escotilha e apoia os talentos criativos emergentes. Durante mais de uma década a Vogue Talents tem apoiado o crescimento de oportunidades e novas colaborações entre a indústria e a nova geração de jovens designers em todo o mundo. Desde 2019, a edição de Fevereiro da Vogue Talents é dedicada à sustentabilidade. intitulado, The New Frontiers of Awareness, a edição é uma ferramenta para que a nova geração e os consumidores se tornem mais conscientes e conscientes.

Norman Tan

Norman Tan é um editor premiado com 10 anos de experiência na impressão e edição digital de luxo. Com uma paixão por contar histórias que faz a ponte entre a moda e a tecnologia, Tan continua a ultrapassar fronteiras como o actual editor-chefe da Vogue Singapore. Anteriormente desempenhou o mesmo papel na Esquire Singapore durante mais de dois anos. Antes disso, lançou com sucesso o Buro. Singapura em 2015 e é amplamente considerado como o editor mais astuto em termos digitais da região.

ATENEA MORALES DE LA CRUZ

Editora de Cultura, Estilo de Vida e Sustentabilidade na Vogue México e América Latina, Condé Nast da Atenea Morales em 2018. É também membro do Conselho Global de Sustentabilidade da Condé Nast, promovendo práticas empresariais mais sustentáveis na indústria editorial. É uma jornalista experiente que em 2020 lançou a (Re)Vogue, a vertical de sustentabilidade que visa sensibilizar, contribuir para o debate global, informar, educar sobre o impacto da indústria da moda no ambiente, e servir de plataforma para as vozes da mudança na América Latina.

PAULA MERLO

Paula Merlo é carioca, tem 39 anos, é diretora de conteúdo da Vogue Brasil. Jornalista com pós em moda pelo IED de Milão e mestrado em publishing pelo London College of Communication, Paula passou também pela redação da Glamour Brasil e Teen Vogue, onde estagiou. Nascida e criada em Copacabana, ela é mãe da Eleonora Guadalupe, de 4 anos, e viciada em chocolate.

Pia Rey

Pia Rey é stylist, produtora e comunicadora de moda baseada na Argentina. Colabora com a Vogue Talents, a plataforma criada pela Vogue Italia, apoiando a nova geração de designers sul-americanos e a Vogue Mx & Latam como Colaboradora em Sustentabilidade.

Juarez Barbosa Junior

Juarez Barbosa Junior tem +20 anos de experiência em várias funções relacionadas com TI ao longo da sua carreira, trabalhando actualmente para a Microsoft como Azure Developer Engagement Lead na Irlanda. Anteriormente, trabalhou para a Oracle como Principal Blockchain Developer Advocate e como Thought Leader e Evangelista Técnico na IBM Mobile e IBM Watson. É apaixonado por envolver programadores e comunidades para apresentar e discutir as mais recentes tecnologias relacionadas com Blockchain, IoT, Cloud Native, AI e outras tecnologias emergentes, com um foco e interesse particular no Microsoft Azure.

TAÍS KOSHINO

É artista visual, pesquisadora e curadora. Sua prática e pesquisa são ao redor do desenho e suas possibilidades de abarcar a imprecisão e a impermanência. Explora essas questões em diversos suportes e mídias. É co-fundadora e curadora do DiverseNFTArt e integrante da equipe de projetos artísticos e comunicação do Hic et nunc. Atualmente, é mestranda no Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais da Universidade de Brasília. Seus desenhos já foram impressos em diversas publicações e coletâneas nacionais e internacionais. Participou de exposições, feiras e mostras em diversas cidades do Brasil e fora.

CRIS ONOFRE

Trabalha com pintura, desenho, 3D e música. Atualmente imerso em realidades virtuais, metaversos e a linguagem presente no digital/virtual/material através de NFTs. 

ESTELLE FLORES

Estelle Flores é formada em Design Gráfico, faz parte do coletivo de arte contemporânea Brutas e fundou a Selva Press, segundo estúdio de impressão risográfica do Brasil, através do qual publica seus próprios trabalhos e articula inúmeras situações em torno da publicação independente na capital do Paraná. Recentemente tem se dedicado a game art, desenvolvendo o projeto Contain Real Ingredients na plataforma Hic Et Nunc, onde a artista simula a vida de outros artistas no jogo The Sims 4 e realiza pinturas que são posteriormente vendidas como NFT.

GEAN GUILHERME

Estudante de tecnologias imersivas tridimensionais e audiovisuais. Nascido e criado no Morro Santo Amaro, favela localizada na Zona Sul do Rio de Janeiro. Estudante de Design na PUC-Rio, faz parte do Instituto Ademafia, ONG que promove o desenvolvimento social de jovens e crianças através do skate. também desenvolve o projeto SocialCryptoart que faz uso da tecnologia dos NFTs direcionando fundos para o impacto social na favela.

Renato Guerra

Guerra é advogado, formado pela PUC-SP e pós-graduado em Business Administration & Management pela ISE/IESE. Apesar da sua formação em Direito, o mundo da moda sempre esteve em seu radar. Atuou na área comercial por mais de oito anos em empresas como Amcham Brasil, American Express e Michael Page até ser apresentado à Privalia e iniciar uma jornada de 11 anos, sendo os últimos três como Managing Director para o México. Em agosto de 2021 assumiu a Vice Presidência da FARFETCH para América Latina 

IAN HABIB

Ian Habib é performer, escritor, curador, pesquisador e professor. Investiga Dança Butô, Performance, Filosofia e Gênero, com ênfase nas poéticas das transformações corporais e alterações dos estados da matéria. Ganhou o Prêmio Açorianos de Dança 2015. Criou o Museu Transgênero de História e Arte, uma obra artística e um conjunto de tecnologias de produção de um Arquivo corpo e gênero variante brasileiro. Criou o Desmonte Seminário, e o ABCDário Desmonte. CoCoordenador da Linha de Estudos Trans, Travestis e Intersexo do grupo de pesquisa NuCus (POSCULT/UFBA).

Hellena Kuasne

Hellena se identifica como pessoa agênero e quando usa macacão é quando se sente mais presente em seu corpo. Formada em cenografia e figurino pela SP Escola de Teatro, atua há 5 anos na área e integrou peças de teatro, curtas de cinema, figurinos pra show de musicistas, ensaios fotográficos e performances várias.

LINO GABRIEL NASCIMENTO DOS SANTOS

Trans viado sapatômico, negro. Docente do IFSC nos cursos de Moda (Graduação), Vestuário e Modelagem (Técnico) no Ensino de Jovens e Adultos integrado e Ensino Médio integrado, respectivamente. Mestre e doutorando em Antropologia (UFSC). Bacharel Moda (UEM) ativista. Idealizador e membro do REDeM (Rede de Estudos Decoloniais em Moda) e do Encontro BAFO: Moda e dissidências sexuais e de gênero. Idealizador do AFRODITE (UFSC). Participante do NEABI (Núcleo de Estudos Afro Brasileiros e Indígenas – IFSC), do Boysacademicus (Grupo de estudantes transmasculinos e Não binários AFAB), do GESTO (Grupo de Oralidade e Performance – UFSC), do NAIF (Núcleo de Estudos em Arte, Inovação, Moda e Design – UFC) e do IBRAT (Instituto Brasuleiro de Transmasculinidades).

Zuza Śliwińska

Trabalha no espaço digital desde o início da carreira. Tem gerido e criado muitos produtos diferentes de marketing digital como aplicações, chatbots ou websites, para finalmente encontrar a vocação perfeita – Realidade Aumentada, que combina três das suas maiores paixões: arte, tecnologia e construção de comunidades, tal como a Comunidade de Criadores de AR que apoiamos na Lenslist.

Thalyta Ferraz

Norte-mineira e internacionalista com graduação pela PUC-Minas e mestrado pelo IRI/PUC-Rio. Desde 2017 trabalha com gestão de projetos de pesquisa no BRICS Policy Center, Rio de Janeiro. Com formação transdisciplinar, seus estudos e áreas de interesse permeiam entre elementos e símbolos de identidades nacionais, patrimônio e autoridade cultural, cooperação internacional e políticas públicas. Atualmente, vem se especializando como pesquisadora de tendências globais encadeadas pelas novas tecnologias, seus impactos socioeconômicos e culturais.

Erika Kacelnik

Designer e economista em formação, imersa na complementaridade desses universos distintos. A partir de uma experiência de estudo internacional, mergulhou no universo da pesquisa de tendências, desenvolvendo projetos de prospecção de futuro nos campos da cultura, moda e tecnologia.

Luisa Midori

Brasiliense, é formada em Comunicação Organizacional e cursa Publicidade e Propaganda na Universidade de Brasília. Possui experiência em planejamento estratégico em comunicação. Como entusiasta da moda procura se aprofundar e se especializar na área de pesquisa de previsão de tendências culturais e comportamentais desse universo para o mercado criativo.

Gabriel Bohn

Estudante de moda e trabalha com curadoria criativa na @badauecomunica. Em seu trabalho e projetos atua com pesquisa de tendências, criação de moda e arte. De perfil criativo e disruptivo valoriza o trabalho em equipe e o poder do coletivo. Mais em @gabrielb.ohn

Pedro Oliveira

Formado em Design de Moda e cursa sua segunda graduação na Escola Superior de Propaganda e Marketing em Porto Alegre. Atualmente trabalha na Co.de como gerente da área da Moda e da Agência, onde teve oportunidades de liderar projetos nacionais e internacionais. Apaixonado por novos desafios, em seu tempo livre desenvolve identidade de marcas e participa de projetos vinculados à pesquisa de tendências e projeções de futuro.

SÁBADO - 30 Outubro
Immersive Live

17h00 | Abertura

17h10 | The Immersive Talks

17h15 | The Immersive Community

17h20 | The Immersive Sounds – Marianne Teixido: Micuerposedescomprime (México)

17h25 | AR JAM

17h30 | Prêmio Horizon Latin.x

17h40 | ANNAISS YÜCRA (Peru)

17h50 | CHAIN (Argentina)

18h00 | HAWKTHEMARY & SONNI (Brasil)

18h10 | The Immersive Talks

18h15 | The Immersive Community

18h20 | The Immersive Sounds – Matheus Leston: Clave Grave Trave Breve (Brasil)

18h25 | NOVE (Brasil)

18h35 | STUDIO ACCI (Brasil)

18h45 | SUPRA (Chile)

18h55 | ANGELO CASTRO (Uruguai)

19h05 | The Immersive Talks

19h10 | The Immersive Community

19h15 | The Immersive Sounds – Sol Rezza & Analúcia Roeder: FILAMENTS OF A CIRCLE (Argentina + Peru)

19h20 | AR JAM

19h25 | HIST (Brasil)

19h35 | JUAN DE LA PAZ (Bolívia)

19h45 | NOUS ÉTUDIONS (Argentina)

19h55 | ARCO (Brasil)

20h05 | The Immersive Talks

20h10 | The Immersive Community

20h20 | The Immersive Sounds – METTAPANA (Argentina)

20h25 | AR JAM – Premiação 

20h35 | LUCAS LEÃO (Brasil)

20h45 | DOCENA (Chile)

20h55 | UNUSUAL (Brasil)

21h05 | ZEBRA 3D FASHION STUDIO (Brasil)

21H10 | Encerramento

MARCAS E SOUNDS
Coletivo Rota (PUC-Rio)

Rota é um coletivo formado por alunes e ex-alunes do curso de Design da PUC-Rio e tem como objetivo explorar novas possibilidades criativas e conceituais em áreas emergentes do Design.

ANNAISS YUCRA (Peru)

Annaiss Yucra é uma marca com cruzamento entre cor e herança, com o objetivo de transmitir a identidade do país através de suas peças de vestuário sempre olhando para o futuro.

CHAIN (Argentina)

CHAIN é uma marca de Buenos Aires, Argentina. Comprometida com o meio ambiente, seus designs a base de plantas são feitos à mão em seu pequeno estúdio com tecidos locais crus e tintas orgânicas. 

HAWKTHEMARY + SONNI (Brasil)

Somos um casal multidisciplinar movido pelo fascínio sobre o futuro do consumo cultural. Vindo de background distintos, nós juntamos tecnologia e moda e transformamos num canvas infinito.

NOVE (Brasil)

Um laboratório de experimentações, que utiliza o vestuário como base pra contar novas histórias a partir da trajetória de um jovem negro. Tudo que é produzido e comercializado neste espaço é feito artesanalmente por uma pequena equipe local e muito cuidadosa.

STUDIO ACCI (Brasil)

Empresa latino-brasileira de moda digital, que tem como principal objetivo trazer novas experiências e interações com o uso da tecnologia. Contando com colaboradores espalhados por vários continentes de várias culturas e atuantes de diversas áreas que por meio do digital, desenvolvem projetos únicos e interativos.

SUPRA (Latam)
ANGELO CASTRO (Uruguai)

Angelo Castro busca almejar a constante transformação e transparência dos processos,trabalhando de mãos dadas com artesãos uruguaios. Cada coleção contém 100% DNA das origens. A marca atua de forma consciente e orgânica, sempre refletindo um de seus pilares fundamentais: sem gênero.

HIST (Brasil)

HIST abriu suas portas para redescobrir as possibilidades do mercado da moda nacional. Trazendo um questionamento dentro do próprio nome, traduz diferentes olhares através do seu design.

JUAN DE LA PAZ (Bolívia)

Juan de La Paz é uma marca boliviana que propõe um universo atemporal e a abordagem de um novo conceito de luxo, que vem do vestuário histórico e estético, com o objetivo de revalorizar a cultura local e as práticas têxteis ancestrais

Nous Étudions (Argentina)

Nous não é apenas uma marca de moda, é uma declaração clara de uma nova geração. Sustentabilidade, roupas sem gênero e veganismo são a parte da mensagem chave que Cardillo oferece em cada produto.

ARCO (Brasil)

ARCO, construída no exercício de esculpir novas formas no metal-matéria, reflete nas suas peças a relação prática de desenvolvimento do produto com o corpo, espaço e tempo.

LUCAS LEÃO (Brasil)

Lucas Leão é uma marca de streetwear, que tem como foco, a pesquisa e inovação ligando o vestuário à tecnologia. Buscando questionar os padrões de vestir entre masculino/feminino vestido ambos os corpos.

Docena (Chile)

Um estúdio de design que trabalha com reciclagem, envolvendo-se em economia circular, design, arte e projetos comunitários.

Unusual (Brasil)

A intenção da Unusual é criar moda ou objetos de arte de forma não agressiva ao meio ambiente, adicionando diferentes métodos de construção dentro de nossa pesquisa, como land art, happening, instalações e ainda assim preservando a vestibilidade das roupas.

ZEBRA (Brasil)

O Zebra é um estúdio brasileiro de Moda Digital que ajuda marcas a criar experiências imersivas e visuais, nossa missão é desafiar os padrões da moda atual criando a moda do futuro — mais sustentável, criativa e potente.

Sol Rezza

Compositora e designer de som argentina que combinando eletrônicos experimentais com áudio envolvente. Um especialista em áudio e narrativa digital, ela desenvolve seu trabalho em ambientes virtuais e ao vivo performances movendo-se entre arte, psicoacústica e tecnologia.

Analúcia Roeder

Artista multimídia, trabalha em várias mídias, incluindo documentário, filme experimental, animação 3D e RV. Co-dirigiu a videoinstalação Ángulo Obtuso (Argentina, 2016) e o documentário experimental Cocachauca, eleito o filme mais inovador pelo CINECIEN (Argentina, 2017). Em 2018, ela estreou sua primeira experiência de RV, Extensión01, e este ano, seu segundo trabalho de RV, Inside A fez parte da exposição Amplify no Somerset House Studios em Londres.

Marianne Teixido

Artista digital, pesquisadora, músico e empresária. A abordagem transdisciplinar de seu trabalho vincula pesquisa social, estudos de software, código-fonte, música de computador, dados, software livre, videoarte e reapropriação, escrita expandida, internet, ciber-hackfeminismos e experimentação sonora.

Matheus Leston

Músico, artista multimídia, creative technologist e desenvolvedor, Leston desenvolve trabalhos que, a partir de uma perspectiva crítica, tensionam as relações entre arte e tecnologia e entre música e visualidade.

Mettapana

Mettapana propõe uma meditação ativa, alcançando uma linguagem de improvisa trigonométrica relação entre dança, som e visual. Inspirado em universos de macro e micro natureza. A geometria sagrada e as obras surreais são levadas a paisagens volumétricas por meio da análise de sua luz. As composições visuais são reproduzidas em tempo real que respondem ao acompanhamento corporal de Sol Nazzar e à música de Nicolás Salinas (bandoneon, piano, percussão, instrumentos andinos e set ao vivo).

26 - 30 outubro
AGENDA PARALELA

28/10 | FARFETCH – A loja do futuro: o conceito de varejo amplificado.

Saiba mais

IGTV da BRIFW (@br_ifw)

29/10 | LENSLIST: Filtros e o futuro em AR.

Saiba mais

IGTV da BRIFW (@br_ifw)

30/10MUTHA: Modas como produção de tecnologias.

Saiba mais

IGTV da BRIFW (@br_ifw)

Metaverso | Íon

Saiba mais

Acesse aqui: íon-brifw

Desfile em metaverso | ÌNIS – Acciverso

Saiba mais

Acesse aqui: acciverso

 

Aguarde o carregamento da página (costuma demorar entre 5 e 10 minutos).
Após o carregamento, clique no botão FullScreen para uma melhor experiência.

Bem-vindo a ÌNIS!
Para sair da experiência, pressione Esc no teclado.

Obs.: considere que a versão para browser é extremamente limitada. Para uma experiência completa, faça o download da versão full no seu computador.

_________________

Versão Full

 

ACESSE AQUI

 

Faça o download do arquivo. Extraia a pasta INIS em qualquer local do seu computador (por exemplo, no Desktop).
Aguarde que a extração seja concluída. Clique no arquivo INIS.

Bem-vindo a ÌNIS!
Para sair da experiência, pressione Esc no teclado.

Para mover-se no cenário, utilize as teclas W S A D (respectivamente: frente, trás, esquerda, direita). Em alternativa, utilize as setinhas do teclado para mover-se para frente ou para trás (setas para cima e para baixo) e para girar em sentido horário ou anti-horário (setas para a direita e para a esquerda). O mouse, em ambos os casos, controla o campo de visão.

Metaverso | RU4

Saiba mais

Metaverso | Pupila Dilatada

Saiba mais

Exposição | Mutha

Saiba mais

Acesse aqui: www.mutha.com.br

Metaverso | Purple Valley Metaverse Gallery

Saiba mais

Acesse aqui: www.cryptovoxels.com

Metaversos
Íon

A exposição ÍON, que inaugura o projeto AFTER IMAGE do BRIFW, apresenta o processo criativo por trás de 4 coleções do estilista Lucas Leão. Os participantes terão a oportunidade de conhecer mais sobre as possibilidades dos espaços virtuais assim como os impactos das novas tecnologias na criação dos estilistas. Em um amplo deserto, cada coleção da marca ocupará um oásis próprio. Dentro dessas estruturas de visitação, poderemos interagir com avatares, vídeos, fotos e ações de realidade aumentada. Todas as inspirações, moodboard, trabalho de colaboradores, desfiles e trilhas sonoras estarão organizadas no espaço fazendo com que a exposição crie uma imersão completa no universo do estilista.

 

A exposição é uma ação coletiva de artistas a convite da BRIFW e conta com o apoio de parceiros importantes.

ÌNIS - Acciverso

Studio Acci é uma empresa latino-brasileira de moda digital, que tem como principal objetivo trazer novas experiências e interações com o uso da tecnologia;

Contando com colaboradores espalhados por vários continentes de várias culturas e atuantes de diversas áreas que por meio do digital, desenvolvem projetos únicos e interativos;

Unindo conceitos do passado, ideias no presente e sonhos do futuro transformando tudo isso em grandes projetos para o mercado e companhias de vestuário mundiais.

Entre nossos serviços contam com o desenvolvimento de roupas e calçados e acessórios em 3D, avatares ultrarrealistas, editoriais fotográficos produzidos digitalmente, realidade aumentada, identidades visuais, ambientes em 3D, filtros, marketing digital e consultoria.

Produzimos “futuros” no presente;

RU4

RU4 é uma coleção e desfile-game que expressa um trânsito tecnológico nos espaços urbanos e naturais. O caos e alta saturação presentes vem da influência de locais e experiências no Rio de Janeiro. A matéria prima do mundo físico, como elementos da rua, pinturas e desenhos são levadas ao contexto digital, onde é possível trazer novas experiências imersivas, como jogos.

Pupila Dilatada

Pupila Dilatada foi a primeira exposição com NFTs da blockchain Tezos e do Hic et Nunc. A exposição contempla diferentes práticas artísticas e visualidades agrupadas pela arte psicodélica que possui cores vibrantes e imagens delirantes.

 

Em seu segundo capítulo, Pupila Dilatada continua se expandindo. Essa edição acontece em um metaverso construído na plataforma Arium: um espaço virtual onde os visitantes podem caminhar, pular, interagir com as obras e se comunicar através de áudio e vídeo com os demais presentes. A exposição tem a participação de mais de 60 artistas brasileiros e internacionais.

Mutha

A Primeira Exposição MUTHA visibiliza trabalhos artísticos de mais de 56 pessoas trans. São 25 pessoas da Bahia. Além delas, a exposição visibiliza outras 23 pessoas convidadas de todo o país. Em adição, o projeto curatorial contemplou 15 artistas em um processo de seleção, partindo de um incentivo às inscrições no nosso Arquivo Artístico de Dados, que continua aberto. Finalizando, mais 6 artistas compõem a seção Conexões Globais, destinada a pessoas de outros países vivendo no Brasil e pessoas do Brasil vivendo em outros países.

Purple Valley Metaverse Gallery

Purple Valley, é um universo imersivo que visa brincar com diversos valores sociais em uma interpretação artística. Com efeitos de realidade aumentada, roupas virtuais (wearables), galerias no Metaverso, artes 3D colecionáveis em formato de NFTs e também pinturas feitas em VR, há várias formas de se interagir com o mundo da Purple Valley.