SHAYLI HARRISON - Meet the BRIFW Immersive Community
Nesta série de entrevistas você vai conhecer alguns dos principais talentos que vem transformando as areas de moda, beleza e cultura com seus trabalhos envolvendo criatividade e novas tecnologias.
SHAYLI HARRISON // Creative director - Mutani // [immortal] // Antwerp // Belgium
Shayli Harrison é a diretora criativa e empreendedora por trás da marca Mutani, uma marca que explora a fusão de identidades virtuais e do mundo real de uma forma que ultrapassa os limites dos setores de moda e jogos.
COMO SE INICIOU A SUA CARREIRA?
“Sempre demonstrei um interesse ativo pela ciência e pelas novas tecnologias, mas no passado apenas incorporei estes temas no meu trabalho como designer de moda numa base conceitual. Acredito que minha carreira em tecnologia da moda começou a crescer lentamente, à medida que me envolvi com vários meios digitais durante meus estudos no Departamento de Moda de Antuérpia. O que eventualmente me levou a estabelecer meus próprios projetos e exposições de moda digital após a formatura.”
QUAL A RELAÇÃO DO SEU TRABALHO COM TECNOLOGIA?
“MUTANI é uma marca que explora a fusão de identidades virtuais e do mundo real de uma forma que ultrapassa os limites dos setores da moda e dos jogos. Experimentando as mais recentes tecnologias para impulsionar projetos digitais e físicos pioneiros, desafiando as convenções e moldando o discurso na construção da identidade contemporânea.”
QUAL FOI O “PONTO DE VIRADA” DA SUA CARREIRA QUE VOCÊ ACREDITA TER TE FEITO CHEGAR ATÉ AQUI?
"Embora eu sinta que todos os caminhos me levaram naturalmente a este lugar, sem o apoio da cidade de Antuérpia para lançar a minha empresa [MUTANI] e desenvolver esse trabalho experimental numa fase inicial - não teríamos causado o nível de impacto que tive hoje. Uma das muitas razões pelas quais escolhi morar em Antuérpia [sou originária da Austrália], já que a comunidade que temos como criativos e startups aqui é algo muito especial.”
COMO A TECNOLOGIA MUDOU A SUA VIDA?
“- unhas mais saudáveis [a costura sempre as estragava]
- visão [está piorando cada vez mais]
- vagabundo digital [não preciso mais de um monte de equipamentos, agora trabalho e viajo pelo mundo com facilidade]
- colaborativo [trabalhar digitalmente raramente é um trabalho individual e agora posso trabalhar com talentos incríveis de todo o mundo]
- experimentando o desconhecido [há sempre novas aplicações para explorar criativamente]
- minhas fantasias se manifestam [posso traduzir o que existe na minha imaginação em realidades virtuais]”
QUAIS SÃO SEUS PLANOS PRO FUTURO DE SUA CARREIRA?
"Ao longo de 2024, a MUTANI conduzirá mais experimentos cruzados entre os reinos digital e físico, com mais shows de holograma de captura de movimento ao vivo [Future Front Row] e lançamentos de mercadorias de moda digi-físicas. Também iniciarei minha busca como pesquisadora na Academia Real de Antuérpia, onde explorarei criativamente o que é conhecido como Efeito Proteus: quando as características do avatar em ambientes digitais têm um impacto perceptível em nossas ações no mundo real."
CONSELHOS PARA NOVOS DIRETORES CRIATIVOS DIGITAIS?
“Como entidades criativas, pode ser difícil gerir tudo sozinhos. Crie seu próprio sistema de apoio: conecte-se com colegas criativos, procure um coach ou mentor, faça inscrições para residências, aceleradores e programas de bolsas. Estenda a mão com sinceridade - o mundo fornecerá.”
Conheça e apoie o trabalho de Shayli em @Mutani.io no Instagram