TASKIN GOEC - Meet the BRIFW Immersive Community
Nesta série de entrevistas você vai conhecer alguns dos principais talentos que vem transformando as areas de moda, beleza e cultura com seus trabalhos envolvendo criatividade e novas tecnologias.
TASKIN GROEC // Mixed Reality Designer // 28y // Berlim // Germany
Taskin Goec é uma designer de realidade mista radicada em Berlim que procura construir uma ponte entre a moda tradicional e digital, desenhando fluxos de trabalho inovadores que resultam em coleções híbridas. Ele entende que a moda é um reflexo do tempo atual e, neste momento, são as tecnologias emergentes que criam esperança e entusiasmo.
COMO SE INICIOU A SUA CARREIRA?
“Aprendi tudo sobre moda e artesanato em Berlim e Paris, trabalhando com design, modelagem e criação têxtil. Estudei design de moda em Berlim e Londres e aprendi 3D sozinho durante a noite, a partir de 2018. Eventualmente, fundi os dois e comecei a trabalhar como designer freelancer e consultor, continuando sempre a criar minhas coleções.”
QUAL A RELAÇÃO DO SEU TRABALHO COM TECNOLOGIA?
“Faço a ponte entre a moda tradicional e a digital, desenhando fluxos de trabalho inovadores que resultam em coleções híbridas. Para cada projeto, exploro e integro uma nova tecnologia, como modelos de IA treinados e personalizados (AW24). Entendo que a moda é um reflexo do tempo atual e, neste momento, são as tecnologias emergentes que criam esperança e entusiasmo.”
QUAL FOI O “PONTO DE VIRADA” DA SUA CARREIRA QUE VOCÊ ACREDITA TER TE FEITO CHEGAR ATÉ AQUI?
"É muito mais um processo contínuo do que sucesso da noite para o dia. Ainda assim, eu consideraria minha tribo, as pessoas que se identificam e alimentam o trabalho, como um pequeno grupo de pessoas de nicho. Ao longo deste percurso houve vários momentos chave, como trabalhar com Nicola Formichetti, mostrar as minhas coleções com a SYKY durante a London Fashion Week ou desenhar um look digital para a capa da Vogue Singapura.”
COMO A TECNOLOGIA MUDOU A SUA VIDA?
“A tecnologia não mudou minha vida porque faz parte da própria vida. Não existe divisão entre natureza e tecnologia – as nossas ferramentas tornam-se cada vez mais avançadas, mas não há nada mais “humano” do que criar e utilizar tais ferramentas. A IA pode ser um dos maiores marcos aqui e acho que é um dos acontecimentos mais emocionantes do nosso tempo. Treinar meus próprios modelos de IA significa que posso quase me clonar, criando minha própria equipe de design que faz toda a “criatividade manual” que faz parte do trabalho.”
QUAIS SÃO SEUS PLANOS PRO FUTURO DE SUA CARREIRA?
"Estou me mudando de Londres para Berlim para estabelecer meu estúdio, formar uma pequena equipe e colaborar com empresas estabelecidas. Quero construir fluxos de trabalho mais personalizados para marcas que desejam usar tecnologias inovadoras, mas se sentem presas ou inseguras - o maior potencial para tornar os processos mais criativos, eficientes e sustentáveis reside em ideias escaláveis, e é por isso que quero compartilhar meu conhecimento."
CONSELHOS PARA NOVOS DESIGNERS DE MODA?
“Trate o software como um artesão; analise roupas como um engenheiro; aprenda as regras, quebre as regras; olhe para o passado, não repita muito a si mesmo e aos outros; traga algo positivo para a mesa e seja gentil.”
Conheça e apoie o trabalho de Taskin em @taskingoec no Instagram