BRICS+ Fashion Summit: designer brasileiro se prepara para apresentar nova coleção em Moscou
Portal CGN destaca a participação do estilista Lucas Leão a convite da BRIFW para representar a delegação brasileira que participou de uma série de programas, palestras e encontros sobre o futuro da moda global.
Entre os dias 28 de novembro a 2 dezembro, Moscou irá se preparar para receber o fórum internacional BRICS+ Fashion Summit. O evento contará com a participação de 60 países e seus devidos representantes, marcando-o como um dos mais representativos da história, afirmando novos centros de influência da moda global.
O evento
O Fashion Summit inclui uma rica programação para profissionais e fãs da moda, palestras de professores, especialistas russos e estrangeiros, desfiles de moda e um grande showroom internacional. Se concretizando como um espaço para especialistas e amantes da moda.
Também participarão do Summit representantes do Brasil, como Lucas Leão, fundador da marca, e Olivia Merquior, cofundadora do Brazil Immersive Fashion Week. Espera-se que o evento seja um sucesso, bem como, traga um encontro diversificado da moda, apresentando novas tendências e potenciais talentos.
É nesse cenário que Olivia Merquior destaca: “Precisamos nos concentrar em uma abordagem multifacetada que incentive a colaboração e aproveite a tecnologia. O desenvolvimento de práticas padronizadas além das fronteiras pode ajudar a agilizar as operações, desde a produção até à distribuição”.
A organização do BRICS, que conta com a colaboração de países como o Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul, proporciona a plataforma ideal para os planos audaciosos de remodelar a narrativa da moda que, até então, era ditada por centros tradicionais como Paris e Milão.
O BRICS
Os executivos de moda dos países membros do BRICS acreditam que é importante utilizar programas de intercâmbio cultural, os quais permitem aos profissionais ter acesso a novos mercados e a construir relacionamentos fortes.
Nesse contexto, o Fashion Summit vem para ditar novas tendências e ampliar o mercado da moda, dando visibilidade a outros países. A lista dos participantes do evento conta com vários designers de renome, inclusive brasileiros, compradores influentes, chefes de associações e organizadores experientes de semanas de moda.
A realização do evento será ainda mais especial, pois terá como pano de fundo o icônico parque de Moscou, o Zaryadye, um parque paisagístico urbano, inaugurado em 2017, que fica ao lado da Praça Vermelha.
Com a realização do evento, os organizadores esperam remodelar o futuro da cooperação internacional na indústria da moda, mudando de paradigma na forma como as influências da moda são moldadas globalmente.
Palestras educacionais
O fórum, contará, ainda, com um programa educativo de moda, durante o qual a professora da Universidade de Ciências Aplicadas de Haia (THUAS), abordará temáticas relevantes sobre o tema. Além dela, a consultora de moda e ética brasileira, Luciana Duarte, informará ao público sobre as peculiaridades da cultura ética da moda.
A fundadora do Museu da Moda da Namíbia, Maria Caley, também irá palestrar no evento, promovendo uma interessante discussão sobre a globalização na indústria da moda. Na palestra, o foco principal será destacar a importância da colaboração e do compartilhamento de conhecimento atual para fazer com que a moda circule.
Lista VIP, talentos e ascensão
Além do bate-papo informativo, espera-se a apresentação de talentos em ascensão, como o designer número um na África do Sul, David Tlale, que apresentará sua mais recente coleção, além de diversos outros designers que também são esperados nesta iniciativa educacional para moldar o futuro da moda.
O BRICS+ Fashion Summit em Moscou não é apenas um encontro de moda. Mas sim, uma estratégia inteligente visando redefinir a moda global, para isso apresentará diversas culturas e personalidades, as quais trarão criatividade e inovação, em um esforço coletivo de remodelar o futuro da moda global.